terça-feira, 10 de novembro de 2009

Viveravida - Resumo da Semana


Rumo à desidratação: Helena segura na mão de Omar e chora mais dois litros de lágrimas.

Desde o acidente (muito bem feito, por sinal) de Luciana (Alinne Moraes), na última quinta-feira (5), a população braselêra para para (novo acordo ortográfico deixou o nosso português bem feioso) assistir o desfecho dessa tragédia da nossa dramaturgia.

Todos querem saber como Helena (Taís Araújo) contará a notícia para Zé Mayer, Lília Cabral, o núcleo de Búzios, as amiga médica, Jorge (o gêmeo engomadinho), Miguel (o gêmeo despojado), etc... Todos querem saber como será o futuro do elenco após a trágica notícia.

Mas como Maneco anda a passos lentos, cada vez mais lento... e como o elenco é numeroso... podemos esperar pelo seguinte: esse será o único mote dos próximos capítulos de "Viveravida". Veeeeja:

Capítulo de segunda: Helena conta notícia do acidente para Marcos. Helena chora. Marcos liga para o marido da Babalú. Bárbara Paz bebe mais um copo de vodca na sua própria casa. As médicas limpinhas, educadas, amigas inseparáveis e competentes conversam sobre plantão na cantina do Hospital. Helena chora e diz que "isso não pode ser verdade, meu Deus". Marido da Babalú seca uma mulher no corredor da empresa. Camila Morgado faz cara de coo azedo ao terminar de dar mais uma notícia sobre economia na tv. Luciana sonha que desfila e brinca de Vera Verão com um tecido esfoaçante ao vento. Capitu anda na praia ao som de Maria Gadú. Helena chora e pega na mão de Omar, seu amigo de opção sexual indefinida. Lília Cabral xinga a filha do meio que tem inclinação clara à vilania. Empregada de Lília Cabral oferece sanduíche de queijo branco com chá de lentilhas carameladas. Capitu dorme de conchinha com a filha. Helena chora três lágrimas em cada olho - de uma só vez. Marcos tenta ligar para Helena. O sinal da ligação não completa. (encerra o capítulo).

Capítulos de terça, quarta, quinta, sexta e sábado seguem na mesma ordem, com pequenas alterações. Na quinta, Helena consegue falar com o gêmeo despojado. Na quarta, a Empregada de Lília Cabral oferece um sanduíche de patê sírio e é incluída uma cena de Babalú na academia. Na sexta, Lília Cabral fica louca do coo com a notícia e desmaia. A filha do meio dela dá um sorrizinho macabro com o canto de boca ao descobrir que Luciana ficou tetraplégica. No sábado, o médico que fala inglês com legenda conta pra Helena que Luciana precisa ser operada. E Maria Gadú canta para Capitu passear na pensão da mãe de Helena. Bárbara Paz chora ao som de Simone. Helena tenta ligar para sua família em Búzios, mas a ligação não completa (encerra o capítulo).

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Encheção de linguica

Retratos da Índia: elenco dança tradicional forró indiano.

Em cada capítulo de "Caminho das Índias", assim como é certo ouvir expressões como "namastê", "tcha-tcha", "tik" ou "babadí", é também certo que haverá uma cena de dança na casa do Opash.

Para as cenas repetitivas e que enchem linguiça, a autora Glória Perez já deixa salvo em seu desktop um esqueminha prático: um arquivo chamado "Hora da dança". Assim, quando pinta aquele cansaço durante a redação dos capítulos, dona Perez entra em seu "hora_da_danca.doc" e faz um ctrl+C ctrl+V do texto.

Depois de copiado, o texto é colado no roteiro do dia. Aí, a autora só retira alguns nomes da lista (que já vem prontinha) e mais uma cena fica concluída. A "Hora da dança" dura quase um bloco e é ótima para refrescar o capítulo depois de momentos tensos de Maya, dos Cadore ou do chato do Bruno Gagliasso.

Logo abaixo, segue "mais ou menos" o conteúdo do arquivo "hora_da_danca.doc":

CENA nº__. CENÁRIO: SALA DA CASA DO OPASH. DIA.
Corte seco para sala de Opash. Música já tocando. Meninas dançam no centro. Laura Cardoso* sentada na cadeira assiste à dança. Laura Cardoso põe a mão no queixo. Close nos pés da guria que dança. Cléo Pires* dança atrás do sofá. Close na cara de Laura Cardoso.
Participam da cena:
Laura Cardoso
Opash
Cléo Pires
Babadi
Mamadi
Namastê
Pentelinha 1
Pentelha 2 (Hoje é Dia de Maria)
Tio Maneco
Héricles de Malhação (Danton Mello, sem fala - não dar close neste personagem [super]secundário)
Eliane Giardini
Raj
Maya
Empregada
Filha da empregada

* Os nomes impronunciáveis das personagens (são mais de cem, só no núcleo da Índia) foram substituídos pelos nomes dos atores.

£££££££

Mudando de assunto: Filipe (que diz ter ficado feliz com a minha volta), obrigado pelo comentário simpático no meu post de retorno. Que bom saber que eu era esperado por alguém. :)